sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Chá de Erva Príncipe, tudo de bom.

                 


Chá de Erva 
Príncipe 


Um dos meus chás preferidos, não só por todos os benefícios que traz para a nossa saúde, mas também pelo sabor cítrico que acho delicioso.


Originário da Ásia, mais propriamente do Sul da Índia, onde cresce espontâneamente. É utilizado especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana.
Nas Caraíbas, no Brasil e em África, aplica-se mais como planta medicinal onde é também plantado para esse fim. Desde há muito que é aí reconhecido e utilizado pelas suas propriedades calmantes e refrescantes do sistema digestivo e também para curar febres.

Contém cerca de 70% de óleo essencial citral ajudando a sintetizar a vitamina A, tendo por isso um aroma semelhante ao limão, que eu adoro.

Com efeitos analgésicos, antidepressivos e anti-bacterianos, a erva-príncipe (cymbopogon citratus) combate a transpiração, o pé-de-atleta e infeções da pele, ajuda na má disposição e azia, em casos de cólicas intestinais em menstruais, é também uma ajuda em problemas de vesícula. 
É usada em compressas, para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele. No Suriname, é muito utilizada na medicina popular para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre. No Ocidente, é mais utilizado para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso. 
Tem também efeitos calmantes, sedativos, antiespasmódicos, antifúngicos. O óleo essencial diluído num óleo fixo é usado, externamente, em fricções para aliviar as dores musculares reumatismais. Em dermatologia, loções com a essência são recomendadas e utilizadas para limpeza das glândulas sebáceas no caso da acne.

Pode-se adicionar gengibre, que potencia ainda mais as qualidades do chá. 






Receitas: 


Chá 

2 colheres de chá (1 rodela de gengibre), por cada chávena de agua, ferver 1 minuto e deixar em infusão 5 minutos. 


Tratamento da acne
Prepare uma infusão de erva príncipe e passe no rosto um algodão embebido nela.


Compressas
Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos