terça-feira, 23 de outubro de 2018

A Pousada da Serra Estrela




Situada a 1200 metros de altitude, nas Penhas da Saúde, era um antigo sanatório para a cura da tuberculose, que chegou a ser também palco de festas de Carnaval na neve, e o sítio onde centenas de retornados da ex-colónias se acolheram, mas já há muitos anos era apenas um espaço abandonado.

Construído nos anos 20, por Cottinelli Telmo, que veio a ser um dos nomes mais importantes da arquitetura portuguesa, tinha o nome de Porta dos Hermínios, e era um dos maiores e mais notáveis edifícios da Península Ibérica.

Mais tarde foi abrigo para retornados das ex-colónias e alterou o seu nome para Abrigo dos Hermínios, mas devido à localização isolada no meio da serra, não era o sitio ideal para viver, e os retornados assim que iam resolvendo as suas vidas abandonavam o edifício.

Nos anos 80, foi palco de grandiosas festas de Carnaval da Neve e recebeu também os Encontros Nacionais de Motards organizados pelos Lobos da Neve.

Mas desde 1992 que era apenas um edifício abandonado.

Até ser reconstruida  pelo arquiteto Souto Moura, que manteve todos os traços do projeto inicial: a fachada é a mesma, recuperaram-se as cores originais do edifício e até a estrutura funcional do hotel é semelhante à do sanatório.

Se antigamente a cura era física, agora é da alma, a vista é deslumbrante e a tranquilidade que se respira não tem explicação em palavras.

Nós fomos lá para o casamento de uns amigos, por isso não deu para desfrutar ao máximo do espaço, foi tudo muito a correr, mas confesso que me custou vir embora e não ficar mais uns dias a aproveitar a vista, a tranquilidade e tudo que a pousada tem para oferecer!

















Sem comentários:

Enviar um comentário