segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Castanhas...esta maravilha da natureza!

Como todos já sabem, eu adoro castanhas! Sou fã mesmo, das coisas que mais gosto do tempo frio é do cheirinho a castanhas no ar.

E agora li que trazem benefícios à saúde...só podia!
Tinha de partilhar convosco esta minha descoberta, qualquer desculpa é boa para falar de castanhas 😋

Ora então começamos por aprender que o castanheiro é uma árvore oriunda da Ásia Menor e foi trazida para a Europa pelos Gregos e Romanos, há muitoooooooo tempo atrás.
Na Idade Média os castanheiros eram conhecidos como árvores do pão, pois a castanha era um importante meio de subsistência. Na Europa antes de aparecer a batata e o milho, escasseando os cereais a castanha era o principal alimento dos mais desfavorecidos, parece que em Portugal inclusive servia de meio de pagamento de rendas.

Agora o mais importante, o bem que fazem à saúde:

 Têm propriedades adstringentes e antitússicas, o que significa que podem ser benéficas em casos de diarreia e inflamação da boca, garganta e tosse.

São ricas em sais minerais e vitaminas do complexo B, e têm um elevado teor de amido, o seu valor energético é de cerca  de 200 calorias por 100g, o dobro das batatas ou bananas.

São constituídas por 40% de glúcidos, 4% de proteínas e 2,6% de lípidos. Os seus glúcidos (na sua maioria amido) são de absorção lenta, o que faz com que não haja uma subida repentina de glucose no sangue (são boas para comer antes do exercício físico).

Como são ricas em fibras e têm uma consistência amilácea, basta uma pequena quantidade para termos uma sensação de saciedade.

São ricas em sais minerais, são mais uma vez boas para o exercício físico, pois tem elevadas quantidades de potássio e ferro,  que dão jeito no exercício intenso; são boas também em caso de fadiga e stress devido à quantidade de magnésio

São ricas em vitaminas B e C, e podem ser utilizados por quem sofre de dislipidémia, não sendo contra-indicadas em casos de doenças cardiovasculares, a única contra-indicação podem ser os diabetes se consumidas em excesso.

Com tantas coisas boas bora lá comer castanhas!

Há pessoas que dizem que lhes faz gazes, para isso, ajuda se forem cozidas e com erva doce, diminui bastante esse efeito.




Sem comentários:

Enviar um comentário